12 maio, 2011

O que uma criança deve aprender?

" Sempre diga a ele: Tudo o que te peço é para o teu proveito, mas não tens condições de sabê-lo. A mim, o que importa que faças ou não que exijo? É só para ti mesmo que trabalhas.

Com todos esses belos discursos que agora lhe fazeis para torná-la sábia, preparais o sucesso das palavras que algum dia lhe dirá um visionário, um charlatão, um patife ou um louco qualquer para pegá-la em sua armadilha ou para fazer com que adote sua loucura.

É importante que um adulto saiba muitas coisas cuja utilidade uma criança não é capaz de entender; mas será preciso e possível uma criança aprender tudo o que é importante que um adulto saiba?"

Eu me apavoro com o quanto acreditamos em mentiras, falácias e armadilhas. As dos políticos não precisamos comentar aqui, é assunto batido, tão batido que ninguém difere um político coerente daquele que rouba, manda matar, é afastado e depois volta pro mesmo cargo, mas o "chefe" do Estado não sabe de nada. Enfim. Que não sejamos enganados por pais e professores-catequisadores que usam o discurso do "é pro teu bem" ou "tu precisas aprender isso"; pelas mídias que jorram informações carregadas de opiniões extremistas, devidamente incompletas e incoerentes.

Carl Rogers e Jean-Jacques Rousseau, separados por menos de 200 anos.

Texto de Jean-Jacques Rousseau, retirado do seu livro "Emílio ou Da Educação".

Nenhum comentário: