24 julho, 2009

Você vive apenas uma vez

Nossa, como refleti sobre a importância que a vida tem. Se leres o que escrevi de duas semanas pra cá, o processo, a mudança, a saída foi andando bem aos poucos. Creio que no devido tempo. Ah, esse tempo. Pensei que nem existia mais -pra mim- dali pra frente. Já tinha jogado as cartas da mesa, levantado e entregado as fichas. "Mas que que eu quero dessa m**** de vida?!?".

Citei tantas vezes a palavra sentido, dor, lágrimas, vida; agora me parece que aquilo aconteceu há tanto tempo, mas daí olhei há pouco no calendário do computador... MEU DEUS! Não fez nem três semanas ainda. Três semanas que desandou, negativamente, o meu estado, meu espírito, meu sentido. E agora tudo mudado. Coisas boas acontecendo, a paz reinando, conseguindo ser eu mesmo sem ter ninguém magoado, vendo e ficando cada dia mais seguro de que a vida é bonita, é rica de sentido por si só.

O sofrimento foi forte, nunca tinha vivido algo tão intenso e ruim, mas... o tempo todo vivi ele sem fingí-lo, sem mascará-lo, vendo-o como sofrimento e não como algo sem sentido. Sim, porque sofrer por algo evitável é mazoquismo e acredito que do mazoquismo não há a possibilidade de tirar algum valor ou um sentido.

Superei? Sim, aqui estou. Bem, feliz, confortável sobre um sentimento seguro de ter uma vida com sentido, levando valores que não são pesados, pelo contrário, só me impulsionam adiante.

Tenho lido muito Viktor Frankl. GRANDE companheiro. Se ele estivesse vivo, certamente não ia medir esforços pra agradecê-lo e/ou tentar falar com ele sobre a contribuição que ele acrescentou a mim e a milhões de pessoas com a existência riquíssima que ele teve. Tão rica que ainda existe e nunca se apagará. Pensei agora: ISSO É QUE É TER REALIZADO UM SENTIDO, UM OBJETIVO, UM VALOR, UMA TAREFA! Viveu, sobreviveu, acrescentou, fez o que gostava de maneira brilhante e, de quebra, continua vivo no coração de tantas pessoas. É, Mister M... Grande homem esse.
Um escrito meu abaixo.

"Estou levando e nessa leveza me entrego ao vento
O tempo corre e eu o acompanho sem lamento
Antes era tudo tão difícil, só chorava
Encontrei minha paz e a cada dia...
Ela se renova"




"Viva como se você estivesse vivendo pela segunda vez e como se tivesse agido tão erradamente na primeira vez como está por agir agora"
Viktor Emil Frankl


-Título citando a música You Only Live Once do The Strokes, devido ao caráter de irrepetitividade da vida, dos acontecimentos e da postura|atitude diante destes acontecimentos-

Um comentário:

Arlise disse...

É muito bom ler bons(e positivos) textos a esta hora da manhã, mesmo qdo se acorda reclamando de frio e sono.
O sofrimento faz a vida ficar tão efêmera, clichê e sem cor.
Ninguém nasce para a tristeza, isso é algo que se compra.
Tudo é tão grande e ao mesmo tempo tão rápido. Viver cada dia como se fosse o último é mais fácil que ganhar na loteria.