19 novembro, 2010

Novo artigo: Rousseau e uma possível revolução silenciosa

Neste artigo, trago as propostas do "O Contrato Social" de Jean-Jacques Rousseau e abordo as idéias da psicologia humanista como "instrumental" para uma possível revolução silenciosa. Explico. A revolução que, segundo Carl Rogers, se dá de dentro para fora; através e nos indivíduos, não pela força externa e para os indivíduos, levando as pessoas como meros joguetes.

Tento mostrar a questão da falta do sentido que assombra a sociedade; tanto nos particulares, quanto entre governantes e no movimento da sociedade - que deveria ler e agir coerentemente com seus propósitos.

O Contrato Social é, talvez, o modelo mais próximo da configuração do nosso Estado. Mas somente servindo de molde, pois está longe de ter as linhas como foram escritas. Faço um paralelo entre as políticas de Estado no Brasil e essa excelente obra. Convido todos a lerem e, por si, compararem o que fora proposto e como vivemos no presente, como agem nossos políticos e o que podemos - e devemos - fazer para termos um caminho mais digno a trilhar. A educação é a forma que encontrei para isso.

Clique aqui para ler nesse mesmo blog
ou
Clique aqui para baixar o artigo em formato MS Word 97-2003

Nenhum comentário: