12 janeiro, 2011

Além

. Para as dores do corpo temos analgésicos aos montes que nos deixam dormentes. A alma, mesmo com o corpo dormente, continua a sentir dor.

. A pessoa reage de acordo com o que ela é.

. Ser útil cansa. Mas... Ser útil aos outros dá mais trabalho. Ser útil a própria alma e ao do outro é pentatlo moderno. Exige mil atividades.

. É no silêncio das paixões que nos aproximamos da verdade. Nos aproximamos.

. As dúvidas edificam os caminhos para as certezas. Partir da certeza é cavar abismos.

. Em uma pessoa de coração ruim suas ações negativas lhe causam prazer; ao passo que ao ver alguém bom isso lhe causa rechaço ou negação.

. Lei das energias fluídicas. As pessoas se aproximam por afinidade ou por busca do que precisam aprendem. Se afastam pelo contrário disso: Não terem afinidade ou não quererem aprender.

. Aquele que vive dentro de si morre em si. Aquele que vive através de si inevitavelmente trocará energias com a vida (exterior).

. A doença da alma está no egoísmo, orgulho, cupidez, ódio. Analise: Tudo em torno de si, esquecendo do exterior não há fluidez.

. Lá dentro, quando não há ninguém para xingar e culpar, vem a consciência falar: Sempre dependeu, e tão só, de ti mesmo. Hora de não fugir.

. Deseje bem a quem te quer bem; deseje bem a quem te quis ou quer mal. Só assim quebramos o ciclo vicioso.

. Depois que acaba o Faustão vem aquela "nhaca existencial" típica de domingo. "E amanhã? Quem eu sou? Que eu faço?"

. Quanto mais esperamos que algo aconteça, menores as chances de concretizar. Quando esquecemos, as melhores coisas acontecem. Felicidade é efeito colateral a realização de valores de vida

. Na poesia, a linha entre o maravilhoso e o pedante é extremamente fina, quase transparente.

. O caminho já é felicidade. Imagina se buscássemos a passividade, o tédio, a inanição.

. Como se iludir achando que mudou algo profundo em ti: Passar a fazer milhões de coisas -que raramente são- diferentes da mesma forma.

. Prefiro falar pessoal a galera, tudo bem a beleza, dinheiro a grana, dar uma volta a dar uma banda, comida a rango, onibus a bus... Sou muito ortodoxo?

. Não existe fofoca sem malícia ou isenta de maldade.

. Se as pessoas agissem com os amigos tal como agem em casal, muitos não teriam um único amigo.

. Ao caminhar é que refletimos e vivemos verdadeiramente. Correr é para quem tem pressa de se enganar.

. As melhores pesquisas são aquelas que tem como resultado a síntese de valores experienciais e os dados que o mundo nos entrega prontos

. Não se faz as verdades sem as exceções.

. Cuidar do outro dá muito mais trabalho que cuidar de si. Cuidar de si é receber de si - cuidar do outro é entrega

. Com a idade a feiúra é aprimorada.

. A criatividade dá a direção - o clichê a sustentação.

. O melhor tempero Deus já entregou pronto – sal.

. O que me conforta é que tenho muito a errar e evoluir. Se eu já tivesse cumprido a missão ou fosse perfeito, deveria ir embora.

. Muitas vezes as coisas que a vida leva embora ou que resolvemos deixar pelo caminho são bênçãos advindas da boa-vontade do coração.

. A profundidade enjoa fácil. O que me diverte são os horizontes onde os poços nunca alcançarão.

. Vendo uma pessoa sofrendo aqui ao meu lado eu sofro junto, ainda mais por amá-la. O que tento é diminuir o sofrimento. Mas isso é para quem ama. Há os que aproveitam a pessoa (já fragilizada) para destilar o ódio no soro, injetando maldade.

. Não existe gratidão maior que fazer dos erros do outro o maior motivo para continuar ao lado dela: ajudando-a, não a culpando.

. O coração do orgulhoso é imune a bondade. Mas isso não quer dizer que ele não sinta algo. Sente sim: Por ele mesmo. É aí que ele se acaba.

. Se viver em torno do próprio umbigo é arriscar, temos um suicida.

. Evolução é a mudança de um estado ou de uma maneira de ser para outro estado ou maneira de ser. Aquele que sabe que deve mudar, mas não quer, logicamente prefere estacionar, não evoluir. Outra chaga da humanidade.

. O movimento é o próprio combustível para a alma relativamente evoluída. A preguiça e ranço consigo próprio e com os outros é do espírito inferior.

. Ninguém perde alguém na vida. Só perde aquilo que se tem. Ninguém é propriedade.

. Não me cumprimentar não me incomoda mais. Se torna indiferente aquele que não doa nem o olhar.

. Sobrecarrega o corpo e o tempo do dia aquele que não suporta o peso mais leve e sutil que existe: Do próprio espírito.

. Dever a um bêbado é ajudá-lo a economizar aquilo que ele nunca conseguiria por si.

. Aquele que servisse mais saberia o quanto evolui, como efeito colateral, o próprio ser.

. Ao narcisista, arriscar ser diferente (mudar) é temor iminente de perder a única coisa que ele ama: O próprio Eu.

. Três grandes passos para viver bem: Fazer o que ama, ganhar o sustento com isso, não amar o dinheiro.

. Meu amigo, não existe recomeço, existe continuidade. A vida e o humano nunca findam para constituir um “novo começo” daquilo que não terminou.

. Descobrir é desespero. Desespera o que não conhece o seu eu e mergulhando em si, descobrindo-o, desespera por descobrí-lo tomado pelo desespero.

. Desespero é doença mortal. Desespero é o desespero querendo aniquilar o eu e não conseguindo, pelo eu ser eterno; adoece entre finito e infinito.

. A felicidade aparente é um dos maiores desesperos; ganha-se o social, financeiro, amoroso, arranca risos dos até então desconhecidos. Mas por dentro, quando o silêncio sereno se instala no quarto - quando não existe nada além de si mesmo -, começa a batalha mais árdua.

. Ali está o eu mordido e deteriorado pelo desespero. Porém ele não tem razão para desesperar. O eu é eterno e sempre pronto para mais desespero.

. Deus ordenou: Olhe para o espelho. - Após o homem ter obedecido, completou - Agora saiba: Tu não te enxergarias se não fosse o outro.

. Os deterministas e fatalistas carecem de possível. As banalidades lhes sãos mais saborosas que o crer. Vivem entretidos e embriagados no provável.

. A imaginação inexiste, não consegue se desvencilhar da gaiola feita por ele mesmo. É como o papagaio imitando o balbucio de consoantes do bebê. A criança seguirá, ele se debaterá, perdendo todas suas penas.

. Não conheço maneira mais humana de ajudar o outro que respeitar as limitações e confiar nele.

. Cada segundo que vem por aí é a maior oportunidade de silenciar a boca e fazer algo pelo coração. Começou! Passou um segundo. Mais um! ...

. A análise mais profunda não é a que acaba nela mesma; é a que chega ao horizonte.

.Quando nos fechamos para o mundo o mundo se fecha para nós.

Nenhum comentário: